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SOBRE O

PET-RI

O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) FOI CRIADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) PARA APOIAR ATIVIDADES ACADÊMICAS QUE INTEGRAM ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

NO ANO DE 2010, O PROF. DR. REGINALDO NASSER, INTEGRANTE DO DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA PUC-SP, FOI O PROPONENTE DO PROJETO PET-RI. A APROVAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA FOI FEITA EM 2011.

Sobre o PET-RI da PUC-SP

 

 

O PET propicia aos participantes, sob a orientação de um(a) tutor(a), a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. Os estudantes e o(a) professor(a) tutor(a) recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas constituindo um pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e dá oportunidade aos estudantes a se tornarem cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.

O professor Dr. Reginaldo Nasser, integrante do departamento de relações internacionais da PUC-SP, foi o proponente do projeto PET-RI no ano de 2010. Sua aprovação e implementação a partir de 2011 estabeleceu maiores e melhores projetos entre a Universidade, o curso de relações internacionais, e a sociedade da qual faz parte. É com este interesse constante de intercâmbio de ideias e práticas que o PET-RI da PUC-SP tem se desenvolvido desde então.

Atualmente, a pesquisa realizada pelo PET tem como tema “Violência, Segurança e Direitos Humanos em perspectiva doméstica e internacional“.

Ademais, o ensino é uma das frentes que caracteriza o trabalho do PET: atividades de aprimoramento do estudo, da pesquisa e da formação do(a) aluno(a) de RI da PUC-SP são tutoriadas pelos professores responsáveis pelo grupo e pelo programa.

O grupo do PET-RI da PUC-SP se reúne semanalmente para o planejamento e desenvolvimento de suas atividades referentes ao Ciclo de Formação Geral e ao Ciclo Temático, além de outras ações de extensão universitária:

 

CICLO DE FORMAÇÃO GERAL

Acompanhamento semestral de atividades de formação ampla e humanista dos(as) estudantes, tais como leitura de livros de literatura, ida ao cinema, ao teatro e à exposições.

CICLO TEMÁTICO

Leitura e debates de conteúdos da área de Relações Internacionais e correlatas, desenvolvimento de pesquisas individuais com orientação dos tutores, organização de eventos, acompanhamento de atividades de extensão universitária  junto às entidades parceiras da sociedade civil (Conectas Direitos Humanos e Instituto Sou da Paz).

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