Relato de Carlos Gustavo Velho
- PET-RI PUC-SP

- May 23, 2012
- 2 min read
Carlos Gustavo formou-se em Relações Internacionais pela PUC-SP em 2007. Ele obteve segundo lugar no Instituto Rio Branco (na turma de 2010-2011) recebendo, das mãos da Presidente da República, a medalha de prata do prêmio Rio Branco. Leia a seguir o relato dele.

Fonte: UOL Notícias – Seção Imagens do dia – 20 de Abril de 2012
Iniciei, em janeiro de 2002, os cursos de Relações Internacionais na PUC/SP e de Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, os quais viria a concluir em julho e em dezembro de 2007, respectivamente. A escolha dos cursos foi previamente pensada para me possibilitar formação que fornecesse base adequada para enfrentar o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD).
Já tendo em mente a profissão desejada, interessei-me por intercâmbios universitários. Pela PUC, tive a oportunidade de cursar um semestre (jan-jul/2005) na Universidad del Salvador (USAL – Buenos Aires, Argentina). Pelo Mackenzie, pude cursar um semestre (jan-jul/2006) na Universidade de Coimbra (UC – Portugal).
Em ambas as oportunidades, cursei matérias mais voltadas às Relações Internacionais, mas não deixando de lado o Direito. Cursei, por exemplo, “História e Direito Constitucional argentino” e “Teoria e Prática Diplomática” na USAL ; “Direito Comunitário Europeu” e “Negociações Internacionais” na UC. A grande vantagem do intercâmbio pela PUC foi a possibilidade de equivalência nas matérias do curso, algo que não pôde ocorrer no Mackenzie.
Como experiência de trabalho, auxiliei, de maneira flexível, um escritório de advocacia, mas tornar-me um advogado nunca esteveem meus planos. Apósconcluir o curso de Direito, prestei a OAB e fui aprovado. Somente aí (2008) pude dedicar-me aos estudos para o CACD.
Ao longo do período de estudos (quase dois anos – fui aprovado no segundo concurso que prestei), levei a sério o ensinamento do Professor Reginaldo Mattar Nasser, que me ensinou que “tempo é questão de prioridade”. Com isso em mente, dediquei-me integralmente ao que realmente era minha prioridade: a aprovação no concurso. Desse modo, consegui ter o tempo necessário para a minha preparação.
Minha graduação em Relações Internacionais na PUC, além de ter me propiciado diversas amizades, me ajudou sobremaneira a compreender a realidade internacional, bem como me colocou em contato com muitas pessoas com as quais ainda mantenho laços acadêmicos e profissionais. Para citar um exemplo, além de mim, mais 3 alunos da minha turma da PUC/SP (de um total de 50 alunos) são hoje diplomatas (dois da turma de 2009 e dois da turma de 2010 do Instituto Rio Branco).



https://keonhacai.cam/ mình ghé thử đúng kiểu lướt cho biết thôi, thấy mọi người nhắc nên tò mò xem giao diện ra sao. Vào cái là mình để ý ngay cách họ chia nội dung theo từng khối nhìn khá “sạch”, không bị nhồi chữ dày đặc nên mắt đỡ mệt. Kéo xuống vài đoạn là hiểu trang đang sắp xếp thông tin theo hướng nào, kiểu ai hay xem nhanh cũng bắt nhịp được. Mình cũng thích mấy bảng họ trình bày theo cột, nhìn lướt vẫn theo kịp chứ không bị rối như nhiều chỗ khác. Với lại cái menu để khá dễ thấy nên chuyển qua lại không phải tìm lâu, đúng kiểu tiện tay. Nói chung phần…