Ocupando um vácuo deixado pelos norte-americanos –agora mais preocupados em combater o tráfico de drogas na América Central e no México– a Polícia Federal (PF) brasileira recentemente expandiu seu campo de atuação. Trata-se da Operação Trapézio, informalmente chamada de “nosso Plano Colômbia” por agentes brasileiros. Ao longo de 15 dias deste mês, membros da PF atuaram na erradicação de plantações de coca na Amazônia peruana. Foram destruídos 100 hectares de plantas de coca. A base das operações foi a cidade de Tabatinga (AM), e o nome Trapézio faz referência à fronteira com Peru e Colômbia.
A possibilidade de brasileiros entrarem para tais atividades em solo peruano foi acordada no ano passado. A alegação dos oficiais brasileiros é de que a droga resultante das plantações entraria no Brasil, e seria mais fácil destruir terrenos plantados do que aprender cargas da droga.
Especialistas apontam que o uma possível consequência dessas ações é a mudança das plantações para dentro do território brasileiro.
Veja as reportagens:
Comentarios