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Atividade “De quem é a responsabilidade?” – Recepção aos Calouros RI – 2º/20

A semana de recepção dos calouros do curso de Relações Internacionais da PUC-SP após o vestibular de inverno ocorreu no início de Agosto de 2014. Ao longo dos primeiros dias de aula, diversas atividades foram realizadas com os novos integrantes do curso, colocando-os em contato com os diversos projetos relacionados à área de Relações Internacionais oferecidos pela Universidade. Dentre as dinâmicas elaboradas, merece destaque a apresentação feita pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial do curso de Relações Internacionais – PET-RI. O principal objetivo deste encontro foi apresentar de forma geral as principais atividades desenvolvidas pelo programa aos ingressantes, descrevendo a temática estudada pelo grupo e suas realizações ao longo dos últimos anos no que diz respeito a ensino, pesquisa e extensão.

O tema estudado pelo PET-RI, “Direitos Humanos, Violência e Segurança em perspectiva Doméstica e Internacional”, foi apresentado aos calouros através de uma discussão crítica sobre diferentes questões atuais relacionadas à temática. A partir da análise de distintas realidades de conflito e violações aos Direitos Humanos em âmbito internacional, os estudantes deveriam responder aos seguintes questionamentos: quais são as entidades responsáveis por supervisionar os problemas apre

sentados – Estados, Indivíduos, Organizações Internacionais ou Grupos Sub-Estatais?

Os debates envolveram a análise de quatro temas principais. O primeiro grupo ficou responsável por discutir o caso do grande número de seqüestros de meninas que ocorreram recentemente na Nigéria, realizados pelo grupo Boko Haram. O segundo grupo deveria analisar a questão ucraniana, ressaltada após a queda do Boeing do vôo MH17 da Malaysia Airlines. O terceiro grupo ficou encarregado de debater o conflito entre Israel e Hamas e as constantes violações de Direitos Humanos na Faixa de Gaza. O último grupo tratou do alto número de assassinatos de presidiários no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís – MA[1].

Durante as discussões, os integrantes do PET-RI procuraram inserir novas informações e questionamentos às argumentações dos calouros. O objetivo foi tornar os debates mais complexos, mostrando que os temas não estão relacionados apenas a um fator, e sim a uma variada gama de aspectos políticos, econômicos, sociais, religiosos, dentre outros. Além disso, não há como desprezar a pluralidade de atores racionais envolvidos nos processos avaliados por cada grupo, levando em conta o contexto em que estão inseridos e o significado que suas ações representam.

O desenvolvimento da atividade foi acompanhado pelos professores do curso de Relações Internacionais da PUC-SP e orientadores do grupo PET-RI Cláudia Marconi e Reginaldo Nasser. A dinâmica foi fundamental a fim de colocar os novos alunos em contato com a produção acadêmica realizada pelo grupo, despertando interesse pelas várias atividades que executa. Da mesma forma, contribuiu com o aperfeiçoamento do raciocínio crítico e analítico dos estudantes, fator essencial ao entendimento de conteúdos de importância ao estudo das Relações Internacionais.

São Paulo, 11 de Agosto de 2014.

Por: Fábia Molinari Pereira.

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